Quando se fala em vida saudável é inevitável a associação com pessoas de corpos perfeitos, shapes invejáveis, musculosos, dietas milagrosas, alimentos caros em caixinhas de produtos diet, light, vegano. Mas esse conceito de saudável, além de errado, está muito longe da realidade da maioria das pessoas.

Menos é mais

Para ser saudável basta incorporar algumas mudanças de hábitos simples que vão melhorar a nossa qualidade de vida, como evitar alimentos muitos processados, ter uma boa noite de sono, um breve momento de lazer durante o dia, realizar uma atividade física simples, como uma caminhada ou corrida e exames de rotina.

Uma boa alimentação não precisa ser cara nem complicada. Apesar de haver inúmeras dietas da moda, o que a maioria dos médicos e nutricionistas concorda é que basta incorporar um alimento de cada grupo nutricional em cada refeição.

Ou seja, um prato equilibrado deve conter uma porção de proteína (carne, peixe, leite e derivados, ovos), de carboidrato (arroz, pão, raízes), além de legumes e verduras. Um pouco de tudo, em pequenas quantidades.

Nem tudo vale pra todo mundo, mas no geral, essa é a regra. Há doenças como diabetes, a celíaca (intolerância ao glúten) ou hipertensão que exigem uma dieta especial, por isso é tão importante fazer exames de sangue de rotina para checar os níveis de açúcar, colesterol e triglicérides, além de vitaminas e ferro.