A expectativa de vida no Brasil passou de 54 anos, em 1960, para 74 em 2014. Ou seja, estamos vivendo pelo menos 20 anos a mais em média. O problema é como é como aproveitar esses anos a mais? O grande desafio é viver mais com saúde e felicidade ao mesmo tempo.

Mas o que é ser feliz? Você já parou para refletir sobre isso?

Para algumas pessoas, ser feliz é poder comprar coisas: casa, carro, viagens, celular de última geração. Para outras, ser feliz é ter saúde.

Culturalmente, em uma sociedade capitalista, é muito difícil separar felicidade de dinheiro e bens materiais, mas é notório que de uns tempos para cá, especialmente nesse um ano e meio de pandemia de Covid 19, a saúde nunca foi tão valorizada e almejada por todos nós.

Corpo e mente

Saúde e felicidade são dois valores inseparáveis. O equilíbrio entre o ter o ser é o caminho mais viável para uma vida com qualidade.

Ter nossos desejos básicos supridos gera felicidade, mas eles também precisam vir acompanhados de paz de espírito.

Estar em paz também gera felicidade e saúde, tanto que as doenças que mais tem comprometido a qualidade de vida das pessoas no século 21 são as psíquicas, como depressão e todos os tipos de ansiedade.

Fazer pausas durante o dia, criar momentos de relaxamento, como contemplar a natureza, respirar profundamente, ouvir os sons ambientes ou simplesmente ficar em silêncio ajudam a acalmar a mente e gerar sensação de bem-estar e aumentar a saúde do corpo e da mente.

Portanto, pense, sem ansiedade, como você pode chegar à velhice com saúde e felicidade.